Saber como fazer a introdução do trabalho de conclusão de curso é super importante. Mas quero começar esta dica respondendo outra pergunta: quando fazer a introdução do tcc? É a penúltima coisa a ser feita. A última é o resumo. A introdução é um tipo um preview do trabalho, mostrando para o leitor o que o espera. E até escrever o ponto final na conclusão ou considerações finais, não se pode garantir nada para o leitor – pesquisa é investigação e ela pode levar a entendimentos diferentes do que você tinha ao começar o trabalho de conclusão.
Eu vou colocar aqui abaixo os principais elementos da introdução, como conceituam os manuais de normas e de metodologia. Mas proponho que você pense na introdução como uma forma de cativar o leitor do seu tcc.
ELEMENTOS ESSENCIAIS DA INTRODUÇÃO
Do que trata o trabalho?
Explicar qual tema abordado, conceituando-o brevemente quando for importante para o leitor compreender o que vem a seguir, e os objetivos da pesquisa.
Qual a relevância da pesquisa?
Mostrar a relevância da abordagem para um determinado segmento da sociedade. Qual a “situação problema” que deu origem à pesquisa? O que o trabalho agrega? Quais são as grandes revelações ou discussões?
O que o trabalho irá mostrar nas próximas páginas?
Fornecer uma visão geral de como o desenvolvimento está estruturado, explanando os conceitos teóricos e conhecimentos buscados para resolver o problema de pesquisa.
Como o trabalho pretende mostrar?
Detalhar os procedimentos adotados, ou seja, a metodologia de pesquisa, para a realização do trabalho.
A introdução deve também “conversar” com a conclusão. Ou seja, manter uma relação de ideias, como se as perguntas feitas na introdução fossem respondidas na conclusão.
LINGUAGEM DA INTRODUÇÃO
A linguagem deve ser clara e objetiva, sem marcas de pessoalidade no texto – pronomes em primeira pessoa e seus possessivos. Exemplos: Aplicamos o questionário. / Nossa pesquisa trata de bla bla bla. Use construções assim: O questionário foi aplicado. / A pesquisa trata de bla bla bla.
Os verbos ficam no futuro com relação ao tempo da leitura e no passado / presente com relação ao tempo da pesquisa. Exemplificando:
Futuro
Nas próximas páginas deste trabalho, serão abordados os conceitos de bla bla bla.
Os resultados desta pesquisa irão permitir aos pesquisadores da área conhecer bla bla bla.
As descobertas relacionadas ao tema abordado poderão contribuir para bla bla bla.
Passado / presente
Os dados coletados na presente pesquisa mostram que bla bla bla.
O problema que motivou esta pesquisa é: bla bla bla.
Os procedimentos adotados para abordar o tema foram bla bla bla.
QUAL O TAMANHO DA INTRODUÇÃO?
Não é possível precisar um número de páginas máximo ou mínimo para a introdução. É necessário usar o bom senso… Tanto introdução quanto conclusão devem ter uma extensão proporcional e equilibrada também com a quantidade de páginas do desenvolvimento.
Mais do que se preocupar com um número de páginas, preocupe-se em atender ao que se pede de uma introdução, fornecendo uma visão clara, objetiva e instigante sobre o trabalho. Se você fizer isso, com certeza irá atingir o tamanho ideal da introdução.